A halitose crônica atingi 30% da população brasileira e ao contrário do que muitos pensam, a halitose é
um sintoma e não uma doença, 90% dos casos de mau hálito são de origem bucal.

Para tratar o mau hálito primeiro é necessário diagnosticar a origem do problema, a investigação das causas da Halitose se iniciará por questionário bem detalhado (anamnese) onde são respondidas diversas perguntas sobre a saúde médico-odontológica do paciente. São feitos também alguns testes e avaliações como, por exemplo, a mensuração da quantidade de derivados do enxofre produzidos na boca (halimetria), através de aparelhos específicos utilizados para este fim (halimeter), verificação do fluxo salivar (sialometria), ph bucal, exame bucal completo onde serão avaliadas as condições dos dentes, gengiva, periodonto, tecidos moles (lábios, bochechas, etc.), língua, amígdalas e como está a higiene bucal do paciente.

Dr. Luciano é único especialista no tratamento do Mau Hálito que possui OralChroma™ em Santa Catarina.

OralChroma™

O OralChroma™ é um cromatógrafo gasoso portátil, usado em consultórios dentários e médicos que detecta e quantifica  os compostos sulfurados voláteis CSV (sulfidreto, metilmercaptana, dimetilsulfeto), responsáveis pela causa da halitose.

Através deste aparelho podemos medir o hálito, identificar a causa e monitorar a eficácia do tratamento realizado. No momento da medição os dados são transferidos para o computador em forma de gráfico visualizando as medidas e o julgamento deste resultado. Desta forma, temos condições de avaliar melhor o hálito do paciente.

Como o exame é realizado

Com uma seringa descartável o ar é coletado dentro da boca por 1 minuto. Este ar é transferido para o aparelho onde deverá ser feita a leitura, cujo processo tem uma duração de 8 minutos. O resultado tanto aparece no aparelho como também no computador, através de um software especialmente elaborado para ser usado com o OralChroma™. Este registro será salvo com os dados do paciente, os quais poderão ser armazenados e monitorados para análise.

Características do OralChroma™

  • Fabricado no Japão para identificação dos gases sulfidreto, metilmercaptana, dimetilsulfeto.
  • Esses gases são eliminados pela boca na presença de saburra lingual, doença periodontal, fatores sistêmicos
  • A concentração desses gases é visualizada neste aparelho em unidades de ng/10ml (nanograma / 10ml ) e ppb ( partes por bilhão)
  • É uma medida precisa no método simplificado de gasometria cromatográfica
  • Sua estabilidade não é  alterada  pela temperatura nem umidade
  • A leitura do exame é realizada em curto espaço de tempo (8 minutos).

O OralChroma™ está em conformidade com os padroes de qualidades globais, CUL Standards(U.S.A. e Canada) e está listado“CUL Listed Laboratory Equipment 3EW3.” Como também está listado  na FDA (Food and Drug Administration) sob o numero C046832.


Halimeter

O halimeter é um monitor portátil que possui um sensor capaz de medir a concentrarão de CSV (compostos sulfurados voláteis), em partes por bilhão, e, assim auxiliar no diagnóstico e acompanhamento da terapêutica até a alta do paciente.

 

 


Utilização dos aparelhos para diagnóstico da halitose


  • Agende sua consulta
  • (47) 3340-0303
  • (47) 99900-5842